sábado, 12 de junho de 2021

Como superar um cancelamento do tribunal da internet?

Embora as celebridades estejam mais sujeitas a serem canceladas, pessoas comuns não estão blindadas; saiba como lidar com o fenômeno que pode colocar em risco até a saúde mental da vítima



Palavras positivas sobre saúde mental
Imagem: brocku.ca


Por: Raphaella Leandro
Fonte: jovempan.com.br
Em: 17.02.21

O cancelamento pode ser definido como um movimento coordenado nas redes sociais para atacar a reputação de alguém, cujos comportamentos ou opiniões são considerados inadequados por grupos de usuários. Os ataques são feitos por meio de ofensas, julgamentos de conduta e até ameaças, não só com quem cometeu o que julgam errado, mas com pessoas próximas, como família, companheiros de trabalho e amigos. E o que começa nas telas, pode ter desdobramentos gravíssimos na vida real. Além dos danos à imagem, a vítima de cancelamento também está sujeita a processos judiciais, encerramento de contratos e até demissão. Sem contar os riscos à saúde mental, com quadros de insônia, angústia, ansiedade, pânico e depressão. Especialistas esclarecem que, apesar da cultura do cancelamento ser uma forma de alertar sobre injustiças, na prática, acaba promovendo um linchamento virtual. E que, por isso, não deve ser usada como ferramenta de ajuste social. A ansiedade e a depressão estão em alta com a cultura do cancelamento, isso ocorre pelo fato da pessoa se sentir isolada e solitária, além, da sensação que todos desistiram dela antes mesmo que pudesse se desculpar ou corrigir seus erros. Outro fator é o suicídio, onde a abordagem neste nível de “cancelamento” gera eventos ou circunstâncias críticas que muitas das vezes são responsáveis pelos suicídios.

Veja abaixo, 4 Dicas de como devemos tratar os outros e não os cancelar o tempo todo nas redes sociais
- Permita que eles reconheçam seus erros e os corrija se necessário;
- Perdoe-os se eles se desculparem;
- Certifique-se de não ser aquela panela gritando, aquela chaleira, porque você também cometeu erros e teve permissão para viver sua vida;
- Não caia na cultura do cancelamento porque é a coisa mais popular a se fazer, saiba que ele cria mais espaços não saudáveis do que saudáveis para nós no mundo da mídia social.


Imagem referente s saúde mental
Imagem: 61brasilia.com

Esses são apenas alguns exemplos para evitar situações mais delicadas envolvendo os ‘cancelados’, muitas vezes não conseguimos nos colocar no lugar do outro e imaginar tudo o que ele está passando e tendo que enfrentar sendo ele figura pública ou não. O quanto esse tribunal virtual pode acabar fazendo com que as pessoas tomem atitudes drásticas para darem um fim nesse linchamento, nem que seja acabar com a própria vida. Diante da gravidade das consequências, a psiquiatra Camila Magalhães, que é colunista do site da Jovem Pan, explica que, para superar um cancelamento do tribunal da internet, é preciso, em primeiro lugar, ter consciência de que o escrutínio público não é parâmetro real de si mesmo. “Fui cancelado? Então é preciso parar e pensar o que causou a reação das pessoas. 
Se eu estiver errado, é importante rever o meu discurso como forma de melhorar, mudar de opinião. Se fui injustiçado, mantenho minhas convicções, ciente de que não preciso da aprovação geral e que o diálogo é sempre o melhor caminho. Precisamos tomar cuidado para não valorizar tanto o ambiente virtual e a opinião da massa. Existe vida além da internet”, esclarecemos um pouco do mundo virtual e fortalecer nossos vínculos com aqueles que estão próximos de nós e que conhecem nossa essência. Pessoas que conhecem nossos erros e valorizam nossos acertos. Afinal, são essas pessoas, essas relações verdadeiras, que nos fazem crescer”, acrescenta. Em relação aos aspectos jurídicos, advogados explicam que a maior dificuldade das vítimas em acionar a Justiça está em identificar quais os perfis que deram origem às reações coletivas. As mídias sociais geralmente não são responsabilizadas.


Imagem representativa de aplicativos de redes sociais
Imagem: commbox.bio

 Especialistas afirmam que a cultura do cancelamento gera impactos mentais tanto em quem é cancelado quando no cancelador.
— O cancelamento gera uma sensação de isolamento, e isso impacta a saúde mental. Nós somos seres sociais, não somos feitos para vivermos sozinhos. Nós demandamos muito amor e acolhimento, e perder isso gera um grande desespero. ver em um ambiente em que você pode ser cancelado, em que você tá sempre sendo julgado, é muito difícil, porque andamos como se tivéssemos pisando em ovos, a qualquer momento eu posso desagradar o outro. Então, é o outro que cancela o que eu posso fazer e o que eu não posso fazer Quanto mais importância a pessoa que é cancelada dá às opiniões dos outros, mais afetada pelo cancelamento ela será. Dependendo do erro que é apontado pelos demais, a pessoa começa a se questionar sobre sua própria personalidade e seu ponto de vista.
As especialistas apontam que é preciso tomar cuidado com a cultura do cancelamento, pois há casos em que o outro é cancelado apenas porque tem um ponto de vista diferente. E o cancelamento pode gerar inúmeros malefícios para alguém que apenas discordou de algo. 

Impactos mentais no cancelado:

Sensação de não pertencimento: a primeira reação gerada pelo cancelamento é a sensação de exclusão e de isolamento. Isso ocorre porque as pessoas começam a notar a queda no número de seguidores dando a ideia de se sentir sozinha em suas redes sociais.

Angústia: ler comentários negativos e o sentimento de impotência em não saber o que vem pela frente são grandes consequências do cancelado.

Ansiedade: em algumas pessoas, a angústia provocada pode gerar crises gravíssimas de ansiedade, deixando a vítima ainda mais preocupada com o seu futuro em relação ao que está acontecendo no seu presente.

Sintomas físicos: a ansiedade pode provocar sintomas físicos como falta de ar, palpitações, dores no peito, sensação de tremor, agitação, distúrbios, insônia, vômito, dor de cabeça e entre outros. Mudança na personalidade: após o cancelamento, há riscos da pessoa mudar sua personalidade completamente, inclusive pode passar a se tornar aos poucos antissocial ou deixando de participar das redes sociais, em casos mais graves, há até a possibilidade de um transtorno de personalidade. 

Impactos mentais no cancelador

Decepção: Ocorre principalmente se o cancelador gostava da pessoa que será cancelada, a atitude da pessoa não condizendo com o que esperavam dela pode gerar um grande desapontamento.

Raiva: a pessoa fica extremante magoada com a situação e acaba surgindo nela um sentimento de fúria e um desejo forte de punir a pessoa que errou.

Ânsia por punição: o linchamento e os comentários maldosos reprovando certa atitude e falando mal do cancelado, exigindo que o mesmo se posicione sobre o certo ocorrido, assim como no caso de figuras públicas, cobram o posicionamento das marcas e empresas para que cancelem campanhas e patrocínios. 

Sensação de poder: ao ver que suas reivindicações estão sendo atingidas e o cancelado está sendo punido, o cancelador sente uma sensação de prazer e satisfação, achando-se o justiceiro achando que pode punir todo aquele que não se porta com o que ele acha certo.

Falta de empatia: cego e tomado pela vontade de julgar tudo o que acha errado, o cancelador pode não ter mais o senso de compreensão e de entender o lado do outro, querendo apenas julgar e punir o próximo por ter uma atitude errada ou diferente da visão do “certo” para a maior parte da sociedade. 

Todo cuidado e atenção para esse tipo de situação é pouco, a cultura do cancelamento virtual tem tomado cada vez mais proporções absurdas e incontroláveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Karol Conká volta às redes sociais após eliminação do ‘BBB21’: ‘’Precisava cuidar de mim’’

 Embora as celebridades estejam mais sujeitas a serem canceladas, pessoas comuns não estão blindadas; saiba como lidar com o fenômeno que po...